Modelo de concessão do Parque Ibirapuera é tema de discussão na Câmara

0
896

A principal preocupação é com a possível falta de instrumentos que regulem as permissões dos concessionários para intervir no espaço público

 

A Câmara Municipal realizou uma reunião para discutir os modelos de concessão dos parques municipais em São Paulo, em particular o do Parque Ibirapuera. A principal preocupação, segundo a Câmara, é com a possível falta de instrumentos que regulem as permissões dos concessionários para intervir no espaço público.
A intenção do Poder Executivo é realizar a concessão por um período de 35 anos. Entre as obrigações da concessionária vencedora, está manter o acesso livre aos parques e realizar investimentos estimados em R$ 167 milhões.
Mas, segundo o vereador Gilberto Natalini (PV), o edital não prevê orientações sobre o que será feito no parque. “Não sou contra a concessão, mas uma emenda minha à lei da concessão garante que não exista prejuízo dos serviços ambientais dos parques, como tirar árvore ou fazer construções em qualquer lugar. Nossa preocupação é que os serviços ambientais sejam preservados”, afirmou.
Para Juliano Adolfo Fenólio, membro do conselho gestor do Parque Ibirapuera, existe um consenso para a prévia elaboração de um Plano Diretor, detalhando as ações previstas para iniciativas como o campo experimental da Escola de Jardinagem, que atende mil alunos gratuitamente. E também para o Cecco (Centro de Convivência e Cooperativa), serviço da Secretaria de Saúde, em um casarão localizado no parque, que atua com a promoção de ações ligadas à qualidade de vida e saúde.
“Existem vários locais do parque cuja destinação não fica clara. Por isso a gente não concorda que o Plano Diretor seja elaborado pelo vencedor do certame. Solicitamos à prefeitura que exista um plano prévio à concessão”, afirmou Fenólio.
O edital para a prestação dos serviços de gestão, operação e manutenção dos parques Ibirapuera, Jacintho Alberto, Eucaliptos, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Lajeado e Jardim Felicidade, bem como a execução de obras e serviços de engenharia, prevê que os envelopes com as propostas comerciais e habilitação deverão ser entregues no dia 11 de março de 2019, no Parque Ibirapuera.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.